Mudanças no visto australiano de estudante: comprovar nível de inglês ou proficiência do idioma


Entenda como funcionará e o que muda na comprovação de nível de inglês com as mudanças no visto australiano de estudante a partir de 1° de julho

Falta pouco para entrar em vigor as mudanças no visto australiano de estudante. O Modelo Simplificado de Visto de Estudante (SSVF) apresenta novidades que propõem simplificar a aplicação para desse modelo de visto, entretanto, as alterações para os critérios de comprovação financeira e de nível de idioma atrelados a um sistema de cruzamento de dados para atribuir um novo parâmetro de risco de imigração, deve exigir mais de determinados estudantes.

Novas informações devem surgir até 1° de julho, mas para os estudantes que vão estudar na Austrália e já estão planejando a temporada no país, não podem faltar informações, sobretudo, para ir eliminando as dúvidas antes mesmo de contratar o despachante de visto.

Se você faz parte do grupo de pessoas que pretendem tirar o visto para a Austrália antes de 1° de julho nada mudou, mas se for aplicar depois, vale acompanhar as mudanças no visto australiano de estudante na comprovação de nível de inglês.

 

Quem precisa comprovar o nível de inglês com as mudanças no visto australiano de estudante?

Isso vai depender do resultado do cruzamento de dados realizado pelo novo sistema de solicitação de visto.

Conforme já explicamos no texto sobre a comprovação financeira, o cruzamento de dados no Modelo Simplificado de Visto de Estudante (SSVF), que passa a valer a partir de 1° de julho, usará as notas do nível de risco da escola e do país para determinar quem precisará comprovar o nível de inglês para ingressar em uma escola na Austrália.

 

Como comprovar nível de inglês para o visto australiano de estudante?

Assim como ocorre em outros países para fins de imigração, trabalho ou estudo em ensino superior o teste para proficiência de idiomas deve ser considerado oficial pelo Governo do país que se pretende aplicar. Em casos onde a apresentação do teste se fizer necessário na solicitação do visto Australiano de estudante, o aplicante deverá recorrer a prova no IELTS ou TOEFL, por exemplo. Se a prova foi realizada há menos de dois anos o resultado também pode ser apresentado.

 

Qual a nota no IELTS ou TOEFL para o visto australiano de estudante?

Além desses já muito conhecidos, o Governo da Austrália também reconhece outros testes, o que pode ajudar em relação ao tempo de espera para agendamento da prova. Veja as possibilidades para testes de idiomas e as respectivas notas:

 

 

Teste oficial Nota mínima Nota mínima com 10 semanas estudando inglês (ELICOS) Nota mínima com 20 semanas estudando inglês (ELICOS)
TOEFL presencial 527 500 450
TOEFL online 46 35 32
IELTS 5.5 5 4.5
Cambridge English: Advanced 162 154 147
Pearson Test of English Academic 42 36 30
Occupational English Test A nota é a aprovação no teste

 

Vale lembrar que cada teste tem seu modo de aplicação, agendamento para realização e prazo para o resultado. Quem precisar apresentar a comprovação de idioma na solicitação de visto deve contar com essas variáveis que podem comprometer o tempo de entrega de documentação e, consequentemente, atrasar a emissão do visto.

A possibilidade da exigência do teste de proficiência de idioma é uma das mais significativas mudanças no visto australiano de estudante. Apesar disso, há casos para isenção:

 

Quais são os casos de isenção para comprovar o nível de inglês

  • Aos estudantes com mais de 5 anos de estudos na África do Sul, Austrália, Canadá, Irlanda ou Nova Zelândia;
  • Aos estudantes com o nível Senior Secondary ou Certificate IV adquirido em curso completado nos últimos dois anos;
  • Aos cidadãos com passaporte do Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia ou Reino Unido;
  • Para os cursos: high school (full-time), cursos de inglês, pesquisa e pós-graduação e cursos patrocinados pelo governo.

Lembrando ainda, que havendo a exigência de comprovação de nível de inglês para o visto australiano de estudante, somente o titular do visto deverá apresentar a nota do teste. Ao cônjuge ou acompanhante que vai aplicar na Subclasse 590 (Student Guardião Visa) não há necessidade de comprovação de nível de idioma.

Um dos principais impactos da exigência da comprovação do nível de inglês, sem dúvida, é financeiro. Fazer a prova para proficiência de idioma gera custos e há quem opte por ingressar em curso preparatório para ter mais segurança na hora da prova, mesmo com tantos materiais disponíveis gratuitamente na internet. Mas não há como negar que, para cursos específicos, o nível intermediário em inglês potencializa o rendimento nas aulas, o intercâmbio cultural no país e a desenvoltura no trabalho, uma vez que o visto australiano de estudante dá direito a trabalhar na Austrália.

Cabe ao estudante ter ao menos noção de como é a prova, pesquisar quais as questões do IELTS, procurar o simulado de inglês baseado nos testes oficiais e recorrer até mesmo aos conteúdos disponibilizados na internet, conforme já mencionamos anteriormente.

 

 

Saiba mais:

Como Solicitar Visto de Turismo para a Austrália – Passo-a-Passo

Quero estudar mais do que 3 meses na Austrália, informações sobre Visto de Estudante

Veja nossa área de perguntas frequentes também

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Especialista em Vistos e Educação!

Fale com o autor: alexandre@vistoaustraliano.com.br