10 pontos turísticos da Austrália que você não pode perder


Quando o turista tem em mãos o visto australiano, tem mais que a permissão para entrar em um dos mais interessantes lugares do mundo, tem, na realidade, a oportunidade de fazer uma viagem inesquecível e vivenciar experiências únicas de contato com a natureza deslumbrante que em nada conflita com cidades modernas e cosmopolitas como Melbourne. As maravilhas dos pontos turísticos da Austrália mostra porque o país se tornou um destino queridinho entre os brasileiros, que tem substituído o sonho de explorar os Estados Unidos por aventuras entre histórias aborígenes, montanhas, escarpas, desertos vermelhos, coalas, praias paradisíacas e muito mais num clima e estações parecidas com as do Brasil.

A solicitação do visto para a Austrália é feita online, mas é muito detalhado, em inglês e requer pagamento de taxas via cartão internacional. Quem preza por facilitar a vida pode contratar um despachante de visto australiano, medida que inclusive aumenta a segurança quanto ao risco de ter o visto negado.

A duração do visto australiano de turista é de 12 semanas, tempo considerável para curtir esse lugar incrível e conferir cada detalhe dos 10 pontos turísticos da Austrália que selecionamos para esse texto. A tarefa não foi fácil e, certamente, há muitos outros lugares e coisas para fazer no país que pode complementar essa lista.

 

Veja os 10 pontos turísticos da Austrália que você não pode perder:

 

Sydney – antes de qualquer coisa… Engana-se quem pensa que Sydney é a capital da Austrália, a verdadeira capital

Pontos Turísticos da Austrália - Sydney

Pontos Turísticos da Austrália – Sydney

australiana é Canberra, uma cidade planejada e a 8ª mais populosa do país. Mas voltando ao que interessa, não seria difícil fazer uma lista com as melhores atrações turísticas de Sydney com muita coisa a fazer nessa cidade que sediou os jogos olímpicos em 2000. A porta de entrada da Austrália para muitos viajantes merece alguns dias da viagem para conhecer lugares como Sydney Opera House (tirando fotos pelo caminho do B. Gardens Walk), Sydney Aquarium (com aproximadamente 13 mil animais), Powerhouse Museum (o maior da Austrália), Sydney Tower (torre com 250m de altura com vista 360° da cidade). Os aventureiros não perdem a escalada Sydney Harbour Bridge, uma experiência única em um dos principais cartões postais da Austrália; Aprender a surfar na badalada Bondi Beach; Explorar tudo o que The Rocks pode oferecer com atrações diferentes a cada dia, além dos restaurantes, teatros, lojas, mercados… Os tours guiados pelas montanhas e pela natureza de Sydney também fazem sucesso entre vários públicos, independente da idade.

 

 

A Grande Barreira de Corais – Certamente você já viu fotos com as paisagens cinematográficas da Grande

Pontos Turísticos da Austrália - great barrier reef

Pontos Turísticos da Austrália – Great Barrier Reef

Barreira de Corais australiana. Esse local é mágico e merece não apenas estar entre 10 pontos turísticos da Austrália que você não pode perder, a Grande Barreira de Corais rende um capítulo à parte na história de quem visita a Austrália. Sobrevoar essa região da costa, em Queensland, ou incluir o passeio de barco ou catamarã na sua viagem é garantir mais que fotos espetaculares, muitas pessoas relatam ser este um passeio para ser lembrado a vida inteira. Uma dica a ser levada em consideração é investir um pouco mais de dinheiro para ir além da extensão mais comum dos passeios: a Grande Barreira de Corais tem 2.300 quilômetros de extensão e até 250 km de largura em alguns trechos, ou seja, muitas oportunidades para apreciar essa atração. Algumas partes da barreira são muito visitadas e correm o risco de estar degradadas, como em Cairns e Port Douglas, dois pontos famosos. Se puder, invista em ir afora da costa para uma experiência mais espetacular.

As saídas e chegadas são muitas como, por exemplo, nas cidades de Cooktown, Port Douglas, Cairns, Mission Beach, Townsville, Arlie Beach, Mackay, Rockhampton, Gladstone, Bundaberg e Town of 1770. A Grande Barreira de Corais é vista em seu esplendor em dias de sol e muitos pacotes de passeios incluem mergulho e mais de um dia de visitação.

 

Parque Nacional de Kakadu (Kakadu National Park) – Um dos Patrimônios Mundiais da Unesco guarda

Pontos Turísticos da Austrália - Kakadu

Pontos Turísticos da Austrália – Kakadu

parte importante da história australiana com as pinturas rupestres datadas de 50 mil anos nas galerias cuidadosamente preservadas. Nessa imensa área ainda vivem aborígenes que, há mais de 10 mil anos, preservam o local e sua diversidade de animais. Ao oeste desse parque os visitantes podem ver crocodilos, cerca de 70 espécies de mamíferos, mais de 10 mil espécies de insetos e 275 espécies de pássaros. Cachoeiras, cavidades rochosas, águas cintilantes, penhascos de arenito, flores de lótus, tour pelos rios East Alligator e Yellow Water, seis estações diferentes… Kakadu é surpreendente! O parque fica a 3 horas da cidade de Darwin, ao leste da cidade e ao norte da Austrália.

 

 

Melbourne, Victoria – Uma pausa nas maravilhas naturais australianas para destacar os pontos turísticos de Melbourne. A segunda maior cidade australiana é um grande expoente cultural do país. Teatros, espaços de shows, cafés, bares, esportes, grandes restaurantes…

As melhores atrações de Melbourne reúnem passeios pelas ruelas que “escondem” restaurantes e cafés, assistir a

Pontos Turísticos da Austrália - Melbourne

Pontos Turísticos da Austrália – Melbourne

partidas de futebol e críquete (Melbourne Cricket Ground da Australian Football League e no Hisense Arena), contemplar a arquitetura e a história nos prédios como Royal Exhibition Building, Saint Patrick’s Cathedral, Melbourne Museum (Museum Victoria), Flinders Street Station, Manchester Unity Building.

Circular pela Federation Square, pelo bairro boêmio de St Kilda, fazer compras no Queen Victoria Market, pedalar e caminhar no Royal Botanic Gardens e no Kings Domain são alguns dos exemplos de como viver ao cosmopolita estilo de Melbourne. Cada um desses locais acumulam atrações e apresentam muitas novidades aos australianos e turistas a cada temporada. Algumas das coisas para fazer e apreciar são os festivais culturais, as ecléticas exposições de arte (de rua ou nos museus) e degustar a culinária e vinhos nacionais cultuados em todo o mundo.

 

 

Uluru (Ayers Rock) – Mais um Patrimônio da Humanidade na Austrália, essa paisagem que caracteriza o Parque

Pontos Turísticos da Austrália - Uluru (Ayers Rock)

Pontos Turísticos da Austrália – Uluru (Ayers Rock)

Nacional Uluru-Kata Tjuta e o Deserto Vermelho da Austrália, onde está localizado no centro, tem uma beleza única e significado forte sobre a espiritualidade e história dos ancestrais australianos. Esse lugar sempre estará entre os 10 pontos turísticos da Austrália que você não pode perder, apontados por quem conhece e é apaixonado por esse país.

Para aproveitar melhor o passeio nesta região, prefira a companhia de um guia aborígene para ter contato com histórias e lendas locais. Há também passeios de balões, helicóptero e trajetos de motocicleta e camelos. Todo o parque Uluru-Kata Tjuta tem atrações muito interessantes que incluem um centro cultural, oficinas com trabalhos aborígenes e os majestosos nascer e pôr do sol na paisagem vermelha.

 

Tasmânia – Esse nome ficou marcado na memória afetiva de muitas pessoas graças a um famoso personagem de desenho animado, mas a região tem muito mais que o demônio-da-Tasmânia para explorar. A produção de vinhos com rótulos aplaudidos entre os maiores sommeliers podem ser degustados numa Wine Tours pelo Tasmania Wines Valleybrook. A natureza selvagem atrai turistas que encontram um clima ameno, praias australianas preservadas e belíssimas, assim como lagos, florestas e os 17 parques nacionais da Tasmania.

Pontos Turísticos da Austrália - Wineglass Bay

Pontos Turísticos da Austrália – Wineglass Bay

Wineglass Bay, na Peninsula Freycinet da Tasmânia, tem em suas águas de cor safira e areia branquinha o título de uma das praias mais bonitas do mundo, onde as pessoas pescam, navegam e praticam esportes aquáticos. A beleza local também atrai muitos casais para lua-de-mel. Estenda mais um pouco o passeio para aproveitar a costa leste da Tasmânia e ter experiências únicas como conhecer a Maria Island, se envolver nas atividades ao ar livre de Bicheno, ver de perto a floresta do Parque Nacional Douglas-Apsley, escale a cordilheira Hazard… A quantidade de atrações da Tasmânia pode fazer você querer voltar ao país, ou reescrever sua própria lista com 10 pontos turísticos da Austrália que você não pode deixar de visitar.

 

Whitsundays – Falar desse local não demonstra o que ele oferece aos adeptos de esportes náuticos que visitam

Pontos Turísticos da Austrália - Whitsundays (Heart Reef)

Pontos Turísticos da Austrália – Whitsundays (Heart Reef)

pessoalmente. As ilhas têm um visual deslumbrante e muito disso se deve a Grande Barreira de Corais. Mergulho, escalada, esqui aquático, pescaria são exemplos do que fazer em Whitsundays. Como não poderia deixar de ser, esse local tem uma das praias mais visitadas da Austrália, a Whitehaven (Paraíso Branco).

A vida noturna é agitada e vibrante, mas os dias também garantem atrações de tirar o fôlego, como os passeios de observação das baleias Humpback (entre julho e setembro), o Crocodile Safari e o Ocean Rafting.

 

Vale Barossa, South Austrália – Os roteiros gastronômicos viraram febre entre turistas, por isso mesmo está entre 10 melhores pontos turísticos da Austrália. Conhecer um lugar por seus sabores é para aqueles que querem guardar experiências particulares e únicas.

Pontos Turísticos da Austrália - Vale Barossa

Pontos Turísticos da Austrália – Vale Barossa

Os amantes de vinho certamente conhecem Jacob’s Creek, Penfolds e Wolf Blass. Os famosos rótulos são produzidos nessa região que traduz a paixão do povo de Adelaide pelos vinhos, isso é uma cultura local que deve ser vivida por turistas que querem se integrar.

São mais de 50 vinícolas que atendem ao público e esse circuito pode ser feito inclusive de bicicleta. A região vinícola de Barossa remonta um cenário alemão vindos dos anos de exploração no inicio da história do país.

 

Outback – Se no Brasil isso lembra um restaurante, na Austrália representa um dos maiores símbolos do país.

Pontos Turísticos da Austrália - Outback Australiano

Pontos Turísticos da Austrália – Outback Australiano

Essa região pode ser acessada por vários pontos da Austrália, sua imensa extensão desértica escaldante guarda fazendas, atrações como Uluru, parques como Parque Nacional de Nambung, onde fica a The Pinnacles (veja as torres de rochas esculpidas pela natureza entre as dunas), a Wave Rock, a Mulka’s Cave com desenhos primitivos de 50 mil anos e muito mais. Há vida no deserto, um exemplo disso é o povoado de Hyden, o lago Eyre, a Garganta Glen Helen, as montanhas, cordilheiras e vinícolas.

 

Blue Mountains – Poderia ser outra atração turística australiana, afinal, coisas para fazer na Austrália não vão faltar. Mas esse lugar é mágico e merece destaque. A névoa azulada que cobre as montanhas é uma atração a parte, mas o um milhão de hectares guarda espetaculares paisagens entre as falésias, cachoeiras e florestas de eucaliptos e oleaginosas.

Pontos Turísticos da Austrália - Blue Mountains

Pontos Turísticos da Austrália – Blue Mountains

Os passeios a pé dão a oportunidade de explorar cavernas como Lyrebird Dell, por exemplo, e ouvir as lendas aborígenes do guia local. Existem trilhas para iniciantes e avançados, que podem durar até três dias, assim como as escaladas nos penhascos. Entre esses percursos são encontrados lagos, cachoeiras e vales, tudo muito seguro e sinalizado.

A cachoeira de Wentworth Falls e o maior sistema aberto de cavernas subterrâneas do mundo, o Jenolan Caves são outros pontos imperdíveis. A estrutura local é interessante e confortável com lojas, restaurantes e galerias para maior conforto.

Para passeios de carro, basta seguir pela Greater Blue Mountains Drive, que também dá acesso a trilhas da reserva.

 

Essas foram algumas dicas de 10 pontos turísticos da Austrália. Se você conhece o país e acha que devemos incluir alguma atração nessa lista, nos avise. Será um prazer….

 

Saiba mais:

Como Solicitar Visto de Turismo para a Austrália – Passo-a-Passo

Quero estudar mais do que 3 meses na Austrália, informações sobre Visto de Estudante

Veja nossa área de perguntas frequentes também >>>

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Especialista em Vistos e Educação!

Fale com o autor: alexandre@vistoaustraliano.com.br