Visto australiano de estudante 2


Entenda o que vai precisar apresentar ou não na durante o processo de solicitação de visto australiano de estudante

Se você chegou até aqui, sua decisão de ir fazer intercâmbio na Austrália já deve está tomada e você também deve estar sabendo que em julho de 2016 aconteceram algumas mudanças no visto australiano de estudante, o que deixou muita gente com dúvida e a herança de muito conteúdo desatualizado na internet, sobretudo aqueles que ensinavam como tirar o visto de estudante para a Austrália por conta própria.

Antes de qualquer coisa, o estudante precisa saber qual o visto correto para atender seus planos. Na Austrália, o visto de visitante, ou de turista, pode ser solicitado por quem vai estudar inglês por até 12 semanas. Já os estudantes que ingressaram em universidades australianas ou em intercâmbios de idiomas de maior duração, deverão aplicar para o visto australiano de estudante (subclasse 500) e já seguindo as novas normas do Modelo Simplificado de Visto de Estudante (SSVF), aquelas mudanças que comentamos anteriormente.

 

Como solicitar o visto australiano de estudante

Desde o ano passado, o requerimento de visto de estudante australiano só pode ser feito pela internet, independente de contratar um despachante de visto ou não. Isso foi uma das medidas para simplificar o processo.

 

Documentos para solicitar o visto australiano de estudante

  • Confirmation of Enrolment (CoE) , a confirmação de inscrição;
  • Seguro de saúde (OSHC) cobrindo todo o período de estadia na Austrália;
  • Passaporte (a folha com as informações principais, aquela da foto);
  • Documento de identificação RG ou Certidão de Nascimento para menores de idade.

 

Comprovação financeira

Com as mudanças, a comprovação financeira para o visto de estudante australiano por meio de documentação mais robusta passou a depender da avaliação de risco de imigração. O que o estudante faz de forma geral é declarar renda suficiente para bancar o curso e sua estada no país.

 

Abrimos aqui os parênteses para explicar basicamente o risco de imigração no Modelo Simplificado de Visto de Estudante.

O que determina a necessidade da apresentação de documentos específicos que comprovem a condição financeira e os vínculos com o país é um algoritmo que calcula: o risco do país, o grau de risco da escola e do curso (baseado na qualidade, preço e rotatividade de alunos genuínos).

Se necessário, o estudante terá a chance também de apresentar a comprovação de acesso à renda anual vinda de parentes patrocinadores, citando a renda do cônjuge, pais ou parentes que colocarão sua renda à disposição para a viagem e custeamento de curso.

É o algorítimo que apontará também a necessidade de comprovar o nível de idioma do estudante. Caso seja solicitado, o estudante deverá apresentar os resultados do IELTS ou TOEFL dos últimos 2 anos, isso é solicitado normalmente para cursos técnicos e graduações.

Sendo assim, a comprovação financeira e de vínculos para o visto australiano de estudante se dará com:

  • Extratos bancários, de fundos pessoais, de cartão de crédito e/ou comprovação de fundos do patrocinador (últimos 3 meses). Os extratos e comprovantes devem demonstrar, em somatória, o total líquido para resgate que equivalha o estimado mensal x meses de duração do curso, ou tempo de visto solicitado;
  • Recibos, ou comprovantes de venda de bens, de saques de investimentos, cópia de rescisão de Contrato que gere renda, ou outros documentos que justifiquem e demonstrem depósito(s) recente (s) de quantias em dinheiro na conta bancária apresentada.

Suporte financeiro para 12 meses de estadia na Austrália (ref. Jan. 2017, sujeito à alteração):

  • Estudante / responsável – AUD$ 19.830
  • Parceiro / cônjuge – AUD $ 6.940
  • Criança – AUD$ 2.970

Comprovação de vínculos

  • Certificado/Declaração do último grau de escolaridade; Comprovante de Trancamento da Matrícula ou Atestado de Frequência (para quem está na faculdade; Original ou cópia autenticada);
  • Carta do empregador informando período de férias e/ou licença da empresa, incluir declaração original com timbre da empresa, assinatura e informações para contato do responsável/chefe/gerência.

Taxa de visto de estudante australiano

A taxa para processamento de visto de estudante australiano está em AUD 550,00, lembrando que o pagamento deve ser feito com cartão internacional e que o valor em reais está sujeito ao câmbio. (jan/2017)

Formulário para solicitar o visto de estudante australiano

Assim como em outros vistos para a Austrália, o formulário é todo em inglês e é nele que o solicitante deve informar os dados pessoais, declarar sua renda para custear o curso e sua estada no país, indicar seus vínculos com o Brasil, situação com a justiça, entre outros detalhes.

É imprescindível evitar erros ou informações equivocadas, por isso, recorrer a um despachante de visto é uma forma segura para fazer suas informações chegarem à Embaixada da Austrália e evitar a recusa do visto de estudante australiano e mais gastos em nova tentativa.

 

Visto de estudante australiano com dependentes

É necessário comprovar o vínculo com o cônjuge, pelo menos 12 meses de relação estável, preferencialmente residindo no mesmo endereço apresentando comprovantes. Conta conjunta ajuda a comprovar a situação financeira dividida entre a família.

O solicitante principal continua sujeito às condições de trabalho em um visto comum. Ou seja, ele não pode trabalhar full time no período de aulas, só de 20 hs semanais de trabalho. A regra se estende ao acompanhante, que só poderá trabalhar na Austrália após o estudante iniciar as aulas.

O acompanhante de estudante de mestrado (high education) tem o direito de trabalhar full time, assim que ele iniciar o curso.

 

Exame médico para visto australiano de estudante

É dividido em 3 etapas:

  • Clíinico – Histórico médico, exame de vista, audição, auscuta e demais exames normalmente feitos pelo médico em consultas clínicas;
  • Exames laboratoriais – O estudante recebe os requerimentos para exames de urina e radiografia de tórax;
  • Análise de exames – Os resultados são encaminhados diretamente para o médico, que por sua vez, encaminha seu relatório para andamento em seu processo de visto.

 

Tempo de processamento do visto australiano de estudante

É muito importante que o estudante verifique com antecedência o que é informado no site oficial da Embaixada da Austrália, que tem sede em Brasília e é responsável pela análise das solicitações de visto australiano.

No início de 2017, por exemplo, a estimativa informada no site indicava 8 ou 9 semanas entre o recebimento, análise e resposta com a aprovação ou não do visto de estudante australiano, isso em épocas de maior demanda, porém o tempo considerado normal é de 25 dias úteis. Em caso de aprovação, o estudante receberá uma folha que deverá anexar ao passaporte, não sendo necessário carimbos ou selos.

 

Saiba mais:

Visto de Turismo para a Austrália

Visto de Estudante para a Austrália

Veja nossa área de perguntas frequentes também

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Especialista em Vistos e Educação!

Fale com o autor: alexandre@vistoaustraliano.com.br 

 

  • Damaris Lima

    É normal não solicitarem exame médico? Estou em processo de visto e me informaram que não iria precisar fazer o exame.

    • Alexandre Luis Pedrosa

      Até 24 semanas nem sempre é solicitado o exame.