Visto australiano de turismo, tudo o que você precisa saber


Está planejando as férias para a Austrália, mas não faz ideia de como tirar o visto australiano de turismo? Este texto é para você

O visto australiano de turismo não é muito difundido entre os brasileiros, embora as idas ao país já sejam populares. Apesar disso, o processo de solicitação do visto não causa tanto frisson quanto o visto americano ou mesmo o visto para o Canadá.

 

Qual o visto correto para visitar a Austrália como turista?

O que conhecemos como visto australiano de turista, na realidade chama-se visto de visitante e pertence à subclasse 600, destinada a quem vai fazer turismo e a quem vai fazer negócios, com detalhes diferenciando as duas aplicações. Existem outras categorias, mas vamos atentar ao que interessa.

 

Quais documentos para tirar o visto australiano de turista?

Ter os documentos organizados é o mais indicado para apresentar exatamente o que o Departamento de Imigração australiano vai precisar para avaliar e conceder seu visto de turismo para Austrália.

É salutar que alguns itens são complementares e não aparecem como obrigatórios, muito embora a informação seja clara, a avaliação vinda da Imigração não é de domínio do turista, por isso, use o bom senso, apure de forma crítica e veja se o que apresentou é capaz de:

  • Demonstrar que sua intenção é realmente fazer turismo na Austrália;
  • Se os vínculos com o Brasil apresentados são genuínos e suficientes para te fazer retornar ao país de origem;
  • Convencer que tem recursos financeiros suficientes para bancar sua viagem.

Isto posto, separe os documentos obrigatórios:

  • Cópia autenticada da página de identificação do passaporte onde está sua foto);
  • Cópia autenticada da certidão de nascimento (apenas para menores de idade);

 

Comprovação financeira para visto australiano de turismo

Não foge a regra de outros países, apesar de pertencerem a grupo de documentos complementares, sem caráter obrigatório. Anexe os seus, ou de quem vai custear sua viagem, holerites, comprovação de lucros (no caso de ter uma empresa), última declaração de imposto de renda, extratos bancários e de cartão de crédito. Esses itens devem ser apresentados/anexados no processo juntamente com suas cópias traduzidas. Os extratos bancários de conta corrente, poupança ou investimentos aconselha-se que seja dos três últimos meses.

Visto Australiano de Turismo

Visto Australiano de Turismo

Comprovação de vínculos para o visto de visitante – Unida À comprovação de recursos, esses documentos ajudam a deixar claro sua intenção de retornar a seu país de origem. Anexe:

  • Carta do empregador informando cargo, tempo de serviço, salário e período correspondente às férias ou licença;
  • Comprovante de matrícula da escola/faculdade (para estudantes);
  • Cópia do itinerário ou roteiro de viagem, ou ainda as reservas das passagens (ida e volta); Lembrando que no site oficial da Embaixada da Austrália consta a sugestão: O Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras do Governo Australiano não recomenda que os requerentes de vistos comprem as passagens antes de ter seu requerimento de visto finalizado;
  • Para em empresários: documento que comprove sociedade na empresa;
  • Carta convite de amigos ou parentes no formato Statutory Declaration declarando que te receberá como hóspede pelo período da viagem.

 

Tempo de processamento do visto australiano de turismo

A estimativa para a emissão do visto australiano de turismo atual demonstrada no site da embaixada é de 1 mês. Importante ressaltar que se trata de uma estimativa e isso tem grandes chances de mudar, podendo serem aprovados de um dia para o outro ou outros processos demorar mais que o prazo estimado.

 

Direitos: duração do visto australiano de turismo e regras

Que o turista respeite as regras é o mínimo que se espera, mas nunca é demais relembrar que o visto australiano de turismo não dá o direito de trabalhar na Austrália. Caso surja uma oportunidade o visitante deve proceder com a troca de status para o visto de trabalho.

Uma vantagem é poder utilizar da aplicação para o visto de visitante (visto australiano de turismo) para estudar inglês na Austrália por até 12 semanas, tempo máximo de duração do visto, inclusive para turismo, mas lembrando que nesse caso é provável que comprovações muito mais rigorosas podem ser solicitadas. Vale lembrar, que a validade e se será de única ou múltipla entrada são direitos só concedidos após a avaliação dos documentos e intenções da viagem.

 

Formulário para visto australiano de turismo – obrigatório

Longo e detalhado, o formulário para solicitação do visto australiano de turismo é todo em inglês e precisa ser preenchido com máxima atenção, pois é nele que suas informações pessoais, intenção da viagem e dados de documentos oficiais serão declarados. Mesmo sendo online a ajuda de um profissional despachante de visto com experiência colabora e muito para trazer segurança ao processo.

 

Declaração de saúde para visto australiano de turismo

Perguntas sobre doenças pré-existentes ou eventuais episódios onde foi necessária intervenção médica, viagens a outros países aparecerão na página. Se há intenção de visitar hospital ou requerer atendimento médico na Austrália também.

Após o envio das informações o solicitante pode ser avisado da necessidade de apresentar exames. Sendo assim, a consulta deve ser com um médico credenciado. Mesmo sendo que esse tipo de solicitação ser rara, é importante colocar aqui. Geralmente isso é pedido somente em casos de o solicitante for visitar o país para acompanhamento médico, seja seu ou de um terceiro, ou para pessoas com mais de 75 anos.

 

Quando o visto australiano de turismo é destinado a menores de idade:

O visto australiano de turismo para menores de idade exige informações adicionais presentes no Formulário 1229 e a documentação:

  • Cópia autenticada de sua certidão de nascimento;
  • Cópia autenticada de documento válido de identidade de cada um dos pais e/ou responsáveis legais que possuam a assinatura de cada um deles, compatíveis com as assinaturas do formulário 1229 (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, etc.);
  • Em caso de decisão judicial, documentação que comprove que a pessoa signatária do formulário 1229 seja guardiã legal do menor;
  • Cópia autenticada da autorização de viagem ao exterior.

(Retirado do site da Embaixada da Austrália)

 

Taxa de processamento do visto australiano de turismo

A taxa do visto australiano de turismo está em AUD135, lembrando que a mesma sofre reajuste anualmente. O pagamento deve ser realizado com cartão internacional.

 

Dicas:

Confira a data de validade de seu passaporte antes de solicitar o visto australiano. Garanta que ele estará efetivo, pelo menos, 6 meses contando a partir da data prevista para sua chegada a Austrália.

Avalie a necessidade de contratar um despachante de visto ou fazer o processo por conta própria. Um profissional tem um know how que faz diferença em lidar com o processo e a burocracia, mesmo que seja online. O preenchimento do formulário e a qualidade dos documentos apresentados são rotina do despachante de visto, por isso, a contratação dele acaba sendo um investimento, não gasto.

 

Saiba mais:

Visto de Turismo para a Austrália

Visto de Estudante para a Austrália

Veja nossa área de perguntas frequentes também

 

 

Autor: Alexandre Luis Pedrosa – Especialista em Vistos e Educação!

Fale com o autor: alexandre@vistoaustraliano.com.br